What I Talk About When I Talk About Running

Apesar de já ter ouvido falar bem do Murakami ainda não me tinha dado para ler nada dele. Entretanto descobri que o senhor também é corredor e que um dos seus livros era uma espécie de auto-biografia enquanto escritor / corredor, foi o que bastou para arranjar o livro e começar a ler.

O livro é pequenino e não senti que fosse muito complicado de ler, no entanto não foi um livro que me deixasse muito entusiasmado enquanto o lia.

Sendo uma auto-biografia é natural que o livro seja focado no autor, e isso era uma das coisas que estava à espera quando comecei a ler o livro, no entanto contava que fosse mais virado para a corrida do que para a parte da escrita.

Numa fase inicial o autor começa por descrever o inicio da sua carreira e o porquê de ter começado a correr. O livro vai mantendo a mesma lógica existindo sempre um paralelismo entre as corridas e a sua carreira como escritor.

Gostei bastante das partes em que Murakami descreve as motivações e o que lhe passa pela cabeça durante os treinos e provas, acabou por ser inevitável identificar-me com os pensamentos e sensações que ele ia descrevendo. No entanto apesar dessas partes do livro achei que o autor acabava por “dispersar” bastante acabando por me fazer perder o interesse e pousar o livro.
Ao contrário de um outro livro que acabei de ler à uns dias e sobre o qual farei um futuro post, não posso dizer que recomendaria a leitura deste livro. Não desgostei mas acabei por fazer um esforço para o acabar, gostei das descrições das corridas e treinos, mas achei aborrecida a parte dedicada à escrita. Compreendo que lá esteja dado que ele é escritor mas não me cativou por ai além.

 

Para mais informações sobre o livro e reviews como deve ser podem sempre ir aqui -> What I Talk About When I Talk About Running

4 thoughts on “What I Talk About When I Talk About Running

  1. Eu gostei do livro. A parte da Maratona na Grécia, com o calor… até me custava a ler só de imaginar!🙂 Mas também me interessou a sua faceta de escritor. É típico de Murakami “dispersar-se” na escrita, por isso alguns dos seus livros custam a ler.

    Eu agora ando a ler o “Correr ou Morrer”. É interessante, sobretudo se também te interessas pelo trail running.

    Depois todos me falam do Born to Run (Nascidos para Correr), mas ainda não li.

    • Sim, também achei piada a essa parte mas gostei mais da descrição da ultra maratona em que ele participou. Tenho lá o 1Q84 para tentar começar a ler. Mas se for do mesmo género vai ser complicado.

      O Correr ou Morrer não conhecia, o Born to Run também o tenho mas está à espera que chegue a sua vez.

      O outro livro que acabei de ler e que gostei bastante este – http://www.goodreads.com/book/show/12225718-a-maratona-de-nova-iorque-cr-nica-de-um-corredor-acidental

      Dá uma olhada acho que vais gostar.

      • O 1Q84 vai-te custar um bocadinho… Pelo menos a mim custou, e eu gosto de livros grandes!
        Sei qual é esse livro! Já o vi na Bertrand e acho que ia gostar, sobretudo para ficar a saber um bocadinho mais sobre as condições de participação na NYCM, os sorteios (já que o tempo mínimo esquece lá isso…), os custos… Fico à espera da review.🙂

  2. Também já li esse livro, mas em português. Eu até gostei e já li alguns livros do Murakami e achei que este até era um dos que se lia melhor (se calhar estou a ser suspeita, visto que este era sobre corrida, se calhar foi porque achei este de leitura mais fácil…).

    Bons treinos!

Deixe uma Resposta

