What I Talk About When I Talk About Running

Apesar de já ter ouvido falar bem do Murakami ainda não me tinha dado para ler nada dele. Entretanto descobri que o senhor também é corredor e que um dos seus livros era uma espécie de auto-biografia enquanto escritor / corredor, foi o que bastou para arranjar o livro e começar a ler.

O livro é pequenino e não senti que fosse muito complicado de ler, no entanto não foi um livro que me deixasse muito entusiasmado enquanto o lia.

Sendo uma auto-biografia é natural que o livro seja focado no autor, e isso era uma das coisas que estava à espera quando comecei a ler o livro, no entanto contava que fosse mais virado para a corrida do que para a parte da escrita.

Numa fase inicial o autor começa por descrever o inicio da sua carreira e o porquê de ter começado a correr. O livro vai mantendo a mesma lógica existindo sempre um paralelismo entre as corridas e a sua carreira como escritor.

Gostei bastante das partes em que Murakami descreve as motivações e o que lhe passa pela cabeça durante os treinos e provas, acabou por ser inevitável identificar-me com os pensamentos e sensações que ele ia descrevendo. No entanto apesar dessas partes do livro achei que o autor acabava por “dispersar” bastante acabando por me fazer perder o interesse e pousar o livro.
Ao contrário de um outro livro que acabei de ler à uns dias e sobre o qual farei um futuro post, não posso dizer que recomendaria a leitura deste livro. Não desgostei mas acabei por fazer um esforço para o acabar, gostei das descrições das corridas e treinos, mas achei aborrecida a parte dedicada à escrita. Compreendo que lá esteja dado que ele é escritor mas não me cativou por ai além.

 

Para mais informações sobre o livro e reviews como deve ser podem sempre ir aqui -> What I Talk About When I Talk About Running

4 thoughts on “What I Talk About When I Talk About Running

  1. Eu gostei do livro. A parte da Maratona na Grécia, com o calor… até me custava a ler só de imaginar!🙂 Mas também me interessou a sua faceta de escritor. É típico de Murakami “dispersar-se” na escrita, por isso alguns dos seus livros custam a ler.

    Eu agora ando a ler o “Correr ou Morrer”. É interessante, sobretudo se também te interessas pelo trail running.

    Depois todos me falam do Born to Run (Nascidos para Correr), mas ainda não li.

    • Sim, também achei piada a essa parte mas gostei mais da descrição da ultra maratona em que ele participou. Tenho lá o 1Q84 para tentar começar a ler. Mas se for do mesmo género vai ser complicado.

      O Correr ou Morrer não conhecia, o Born to Run também o tenho mas está à espera que chegue a sua vez.

      O outro livro que acabei de ler e que gostei bastante este – http://www.goodreads.com/book/show/12225718-a-maratona-de-nova-iorque-cr-nica-de-um-corredor-acidental

      Dá uma olhada acho que vais gostar.

      • O 1Q84 vai-te custar um bocadinho… Pelo menos a mim custou, e eu gosto de livros grandes!
        Sei qual é esse livro! Já o vi na Bertrand e acho que ia gostar, sobretudo para ficar a saber um bocadinho mais sobre as condições de participação na NYCM, os sorteios (já que o tempo mínimo esquece lá isso…), os custos… Fico à espera da review.🙂

  2. Também já li esse livro, mas em português. Eu até gostei e já li alguns livros do Murakami e achei que este até era um dos que se lia melhor (se calhar estou a ser suspeita, visto que este era sobre corrida, se calhar foi porque achei este de leitura mais fácil…).

    Bons treinos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s