2ª Corrida do Sporting

Sabia não estar com a mesma forma que o ano passado mas não foi isso que me fez baixar a motivação e entusiasmo por participar pela segunda vez na Corrida do Sporting.

Tal como o ano passado a camisola entregue pelo Sporting era bastante bonita e apesar de não ser aconselhável estrear roupa em provas decidi levar a camisola vestida.

Cheguei cedo a Alvalade e fui para perto do metro esperar uns amigos que também iam fazer a prova, um deles para fazer a estreia em provas. Depois da espera e de alguma conversa fomos a correr devagarinho em jeito de aquecimento até ao local da partida.

Ao contrário do ano passado este ano a partida estava separada por tempos e virada par ao outro lado do estádio para tentar que não houvessem os problemas de “apertos” que houve o ano passado. Uns minutos depois iríamos ver se a ideia funcionava ou não.

À hora marcada foi dada a partida e como de costume nestas provas grandes demorei cerca de 2 minutos até passar pela partida. A mudança de sentido na partida resolveu a parte da segurança que tinha havido o ano passado no entanto as grades colocadas de lado continuavam a evitar que os atletas dispersassem complicando assim a corrida nos primeiros metros. Assim que entrámos no túnel por baixo do Alvalaxia o problema ficou resolvido.

Parti juntamente com o João Pires e fomos num ritmo bastante animado (reter a expressão “ritmo animado”). Fizemos o primeiro e segundo quilómetro juntos mas o ritmo estava a ser demasiado alto para mim por isso acabei por ir ficando para trás.

Tentei seguir num ritmo que me permitisse fazer um bom tempo sem quebrar na parte final o que após os tuneis do Campo Grande significou seguir a cerca de 6min/km. O percurso da prova era igual ao ano passado no entanto este ano tivemos a visita de 2 das claques do Sporting. 1º a Torcida Verde junto à estação de Entrecampos a presentear os atletas com várias bandeiras. Mais à frente já quase no Saldanha estava a Juve Leo também com algumas bandeiras no ar.

Quase a chegar ao Saldanha foi altura da chuva mostrar-se timidamente mas até foi uma visita agradável e que nos acompanhou de forma algo intermitente até ao final. Do Saldanha até ao ponto de viragem é a descer e consegui recuperar um pouco.

Viragem e toca a subir, claro que o ritmo desceu um bocadinho mas mesmo assim continuava convencido que ia a bom ritmo. Por volta do Km 7 olho para o relógio para ver com que tempo ia e vejo 41 minutos… Começo a fazer contas: “Ora bem se for a 6min/km até ao fim demoro 18 minutos. 41 + 18 = 59… COMO? não pode ser”

Foi algo assim que se passou pela minha cabeça, fui desde o inicio convencido que ia a bom ritmo, pareceu-me ter feito os primeiros quilómetros muito rápidos e mesmo os outros estava com a sensação de estar a correr rápido (atenção que o termo rápido é segundo os meus padrões).

Tentei aumentar um bocadinho na parte final e depois de uma volta algo desinspirada pelo fosso do estádio acabei a cortar a meta com 00:59:10.

Ora bem depois de chegar a casa e com mais calma pensar na corrida que fiz, chego a conclusão que nesta altura os 59 minutos é o melhor que consigo fazer. Fiz a prova toda no limite, fui sempre com a sensação de ir rápido e chego ao fim com 59 minutos… é um bocado desapontante até porque estava a apontar para os 58.

Por outro lado fica ainda mais a certeza de me afastar das meias durante algum tempo e o aparecimento de alguma motivação para ser mais rápido e aproximar-me novamente de tempos que fiz o ano passado.

Dados Garmin

  • Distancia – 10.04 Km
  • Tempo – 00:59:10
  • Ritmo Médio – 05:54 min /km
  • BPM Médio – 178
  • Calorias – 814
  • Elevação – 144 m

———————————————————–

TrackingTracking 2ª Corrida do Sporting

Classificação Oficial – 2686 / 4181

Classificações

Fotografias

8 thoughts on “2ª Corrida do Sporting

  1. Todos os resultados são bons desde que sejam os resultados possíveis dentro dos parâmetros para o dia (treinos, temperatura, etc.).
    Agora é treinar para melhorares as variáveis e apareceres em melhor forma nas próximas.

    Força!!!😉

    • Breve comentário apenas para lhe dar os parabéns por ter sido um dos poucos blogs de corrida que acompanho (o mesmos que você acompanha), a fazer referência à Corrida do Sporting. Continuação de boas corridas.
      Saudações desportivas
      Pedro Andrade

      • Obrigado Pedro,

        Realmente dos blogues que acompanho houve poucos relatos à Corrida do Sporting, julgo não ter havido muito mais provas nesse dia por isso presumo que por opção (talvez devido ao preço) houve várias pessoas a optarem por não ir.

  2. Não foi um mau tempo, agora é uma motivação para as próximas provas. E ainda deste uma voltinha por dentro do estádio de Alvalade, coisa que ainda não tive oportunidade de fazer!🙂
    A t-shirt é de facto muito bonita (assim como a da Corrida do Tejo, outra prova em que não irei participar este ano) e a medalha também.

    Vamos a melhorar esses tempos, eu acredito!😉

  3. Boas… tem aí um belo Blog que já acompanho há algum tempo, pois dá-me gosto ler as crónicas escritas por quem tem tanto gosto em correr. Para melhorar tempos há-que treinar em algum clube com orientação ou seguir um plano de treinos. Eu também recomecei a correr há um ano atrás, com 43 anos e embora tenha praticado atletismo quando era novo, foi difícil relembrar ao corpo o que era o esforço de correr. Recomecei a corrida planeando eu os meus treinos, mas só comecei a sentir uma verdadeira evolução quando iniciei um plano de treinos de acordo com as minhas capacidade e objectivos! Se há um ano atrás faria tempos de 10 kms na casa dos 55′, na última corrida do Destak já consegui fazer 45′ o que me deixou bastante contente e satisfeito pelo resultado do plano. Fica a dica de um bom site para registar treinos, provas e iniciar uma plano: http://my.asics.pt/
    Bons treinos!

    • Obrigado Luís, sem duvida que o ter objectivos e ir alcançando-os ajuda bastante a motivar. Tenho estado a ver os planos do myasics para fazer cerca de 55 minutos na São Silvestre de Lisboa.

      Bons Treinos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s