Lesão – talvez sim, talvez não

Já à muito tempo que me venho a queixar de algo não estar bem com o tendão de Aquiles do meu pé direito. Tenho alguma dificuldade em explicar o porquê mas sinto que tenho algum problema, por vezes sinto-o mais dorido após as provas ou uma moinha maior quando tenho algumas subidas ou de subir escadas no dia a dia.

Como não sei o que se passa e se me irá obrigar a parar algumas semanas tenho optado por não ir ao médico, pelo menos até esta semana.

Esta segunda feira ganhei coragem, lá me convenci que se for necessário páro mesmo para resolver isto e fui ao médico. Ainda foi só a 1ª consulta, foi mais para sair de lá com um raio X e ecografia por fazer.

Só consegui marcar estes exames para a próxima segunda por isso para já resta-me aguardar e continuar a treinar como tenho treinado.

O mais estranho nisto tudo é que mesmo depois de ter feito os 17Km do GP Fim da Europa e de fazer 2 dias depois um treino de 10.5 Km, não tenho tido problemas no tendão. Será que me ouviu falar em médico e ficou com medo?

7 thoughts on “Lesão – talvez sim, talvez não

  1. É mesmo isso. Às vezes acontece-me isso. Sinto alguma dor, mas basta pensar “se calhar tenho de ir ao médico”, para a dor passar.😉
    Abraço e boas corridas.

  2. Boas, tenho acompanhado o teu blog e na minha opinião deves ter opinião médica, sendo quase certo que o repouso ou abrandamento na carga de treinos vai ser aconselhado. Como leitor assíduo, constato que fazes muitas provas seguidas… sei que não é o que gostarias de ler, mas uma prova por mês já é o suficiente e é o mais aconselhado para não ganhares lesões. Esta é a minha fórmula e raramente me lesionei na minha carreira desportiva.
    As melhoras!

  3. Tiago é realmente estranho nos últimos dias não andar a sentir nada, ainda por cima com mais Km em cima.

    Luís, tens razão no que dizes, então este inicio de ano tem sido de mais, só houve um fim de semana sem provas, sei que não é o mais aconselhável mas às vezes é complicado resistir🙂

    Mas já agora deixo uma questão, tal como dizes também já li em vários sitios que não se deve fazer mais que uma prova por mês, mas qual é a diferença entre fazer 1 prova todos os domingos ou ter, por exemplo, 3 treinos por semana em que um deles é sempre um treino com cerca de 10Km rápidos, ou de séries?

    O médico disse que para sentir isto a alguns meses e para não ter mais dores ou outros problemas não deve ser nada de grave, mas claro que convém ver.

    Cumprimentos,

    • Boas,
      Se seguires um plano de treinos e para determinada data ele te propuser um treino semelhante ao que irás fazer numa prova, seja em distância, seja em intensidade, estará tudo bem. O caso contrário já será prejudicial.
      Por experiência própria, não consigo fazer isso pois numa prova o meu ritmo será sempre superior a um treino. O bichinho aperta comigo🙂
      Já dizia o meu treinador José Araújo: “Não faças dos treinos prova e das provas treino!”

      Abraço

  4. Rápidas melhoras mas mesmo muito cuidado com isso que o tendão de Aquiles é mesmo daquelas lesões que podem dar grandes problemas se não forem tratadas convenientemente e se tornarem cronicas! Mas com uma paragem e tratamento adequado tudo se resolve. Convém é consultar um medico que seja especialista na matéria e se também for corredor é o ideal!
    Abraço.

  5. Pingback: A (não) Lesão | Run Ganfas Run

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