37ª Meia Maratona de São João das Lampas

Depois de em maio ter participado na 1ª edição dos  Trilhos das Lampas e ter ficado bastante agradado a prova e a simpatia de todos os envolvidos, não podia faltar à Meia Maratona a realizar em Setembro. Nos anos anteriores tinha optado pela corrida do Avante, mas este foi o ano das Lampas.

Já tinha ouvido falar bastante desta prova, especialmente das suas temíveis Rampas e como sempre a ideia era fazer uma preparação adequada… Claro que, como sempre, a preparação não foi a melhor. Acho mesmo que das várias (não muitas) Meias que fiz esta foi a mais dura e aquela para a qual me preparei pior.
Independentemente da participação fui bastante animado para São João das Lampas. Depois de levantar o dorsal, fui fazer um pequeno aquecimento e fiquei a aguardar pelo inicio.
A ideia era ir devagarinho, não abusar nas descidas e tentar manter o ritmo estável durante as subidas, já me tinha mentalizado para se fosse necessário fazer um bocado tipo trail e ir a andar nas subidas mais duras.
Logo depois da partida vejoa a Isa um bocadinho mais à frente e acelerei para chegar até ela. Seguimos juntos à conversa até cerca do Km 5 onde na 2ª grande subida ela embalou e seguiu🙂
O percurso tem realmente bastante sobe e desce mas a paisagem e o publico ao longo da estrada quase que fazem esquecer as dificuldades.
Depois da segunda grande subida consegui manter um ritmo estável primeiro por volta dos 06:15 até passar novamente na zona da partida. Ao entrar na segunda fase da prova o ritmo começou a descer mas mesmo assim mantive-me nos 06:30 e apesar de cansado até ia relativamente bem.
Nesta passagem por São João das Lampas já ia praticamente sozinho e daqui para a frente em alguns cruzamentos tinha mesmo de pedir indicações ao senhora da guarda que estava a vigiar.
Quilómetro a Quilómetro lá fui correndo, conseguindo sempre aguentar a vontade de caminhar que se começava a instalar.
O limite foi a última subida por volta do Km 18, na altura até fiquei satisfeito, para a preparação que tinha chegar ao Km 18 a correr foi bastante bom, o problema foi o voltar a correr mesmo quando o terreno já era a direito.
No final da subida faltavam apenas cerca de 2 Km para o fim, mas o sol já estava a ir embora e o vento estava mais forte e de frente. Eu já estava cansado mas esta parte final foi terrivel, custava-me a correr e estava completamente gelado, só queria chegar ao fim e ir para casa.
Cheguei ao final com um tempo de 2h: 24m conseguindo cumprir aquele que se tornou no meu objectivo – fazer menos de 2h e 30m.
Mas a “prova” não terminou por ai, o pior ainda estava para vir. Cheguei a casa completamente gelado e fui logo tomar um banho de água quente a ver se melhorava. Não ajudou muito porque ao frio juntou-se a má disposição e a respectiva consequência e também fiquei com um bocado de febre.
Resumindo, acabei mesmo em mau estado e tive o pior pós-prova que me lembro.
Apesar de tudo isto, quero muito voltar a São João das Lampas e a esta Meia Maratona, mas de preferência com uma preparação adequada.

Detalhes da Prova:

LampasResumo

Tracking – 37ª Meia Maratona de S. João das Lampas

Classificação Oficial – 705/ 718

Tempo Oficial – 02:24:25

Tempo Chip / Relógio – 02:24:15

Tempo 10 Km: 01:02:44

Tempo Ano Anterior – n/a

 

2 thoughts on “37ª Meia Maratona de São João das Lampas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s