O Treino do 28 (1ª Tentativa)

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Este sábado fui fazer um treino que já andava na minha mente à muito tempo, alias mais precisamente desde que li este post no blog do Jorge Branco.

Depois de alguns mails trocados com o Jorge que de forma muito simpática e prestável me deu toda a informação sobre o treino que tinha feito e conselhos para a melhor forma de abordar o percurso comecei a planear o meu treino (Obrigado Jorge).

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Depois de analisar o track e ver as partes do percurso que podiam ser mais confusas no Street View da Google decidi fazer-me à estrada no Sábado, contrariando aqui o conselho de fazer o treino no Domingo que teria menos trânsito.

Visto o percurso do Elétrico começar no Martim Moniz achei que não fazia mal nenhum ir de casa para lá a correr, era só descer toda a Almirante Reis e servia como aquecimento, e que jeito deu o aquecimento…

Estava um frio um pouco desagradável quando sai de casa as 9:15h de Sábado e custou-me imenso a aquecer. Estive até meio da Almirante Reis a sofrer com frio e com algumas dores nas pernas que estavam a custar a passar.

Cerca de 30 minutos depois estava finalmente no Martim Moniz e ia começar a parte interessante do treino. Passo pela paragem do Eléctrico, onde estava um parado a deixar entrar pessoas, e começo a seguir a linha e claro… a subir 🙂

Primeira viragem para a direita e toca a começar a subir até chegar à Graça, nesta altura já o Eléctrico que estava parado no Martim Moniz tinha passado por mim, mas não seria a ultima vez que o via.

Na graça aproveitei o bocado de percurso plano para comer qualquer coisa e beber mais um bocado de água (estou a tentar habituar o estômago a ter lá alguma coisa durante as provas mais longas).

Google Maps

Saindo da graça foi altura de descer durante um bocado. Nesta altura apanhei o pior piso de todo o percurso mas também a zona que mais gostei, primeiro a descer a Rua da Voz do Operário, passando pela Calçada de São Vicente e entrando na rua das Escolas Gerais, para acabar depois de uma pequena subida saio no Largo das Portas do Sol onde se têm uma vista fantástica sobre o Tejo.

Deixando o Tejo de lado foi altura de descer pela sé e chegar á zona da baixa onde atravessei a Rua da Conceição até chegar a nova subida que me ia deixar na zona do Chiado ao pé do famoso café “A Brasileira”.

Cerca de metade do caminho já estava feito, mas como já conhecia o resto sabia que ainda ia ter uma grande dificuldade pela frente. Aproveitei a íngreme descida da Calçada do Combro para comer mais qualquer coisa e repor energias.

Chegado a São Bento está na altura de subir outra vez pela Calçada da Estrela até chegar lá ao cimo e ver do lado esquerdo a imponente Basílica da Estrela e do lado direito o Jardim da Estrela onde durante alguns anos ia todos os dias de manhã com a minha mãe.

Já estava quase no fim do percurso do Eléctrico, faltava apenas uma pequena subida e uma recta até aos Prazeres para terminar este agradável percurso.

Ah é verdade desde a zona da Calçada de São Vicente que fui sempre a competir com o eléctrico, ora ele me passava ora passava eu, no final acabou por chegar a minha frente por uns meros 30 segundos 🙂

Depois foi regressar a casa, nesta primeira vez não fiz o mesmo caminho no regresso, optei por voltar pelo Rato, descer para o Marquês e subir depois a Av Fontes Pereira de Melo, o resultado final foi este.

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Porquê o nome 1ª tentativa no titulo deste post? Foi apenas a primeira vez que fiz este treino, está nos meus planos voltar a fazer mais vezes, tanto para fazer ida e volta no mesmo treino como para criar algumas variantes para outras zonas da cidade.

Para quem gosta de correr na cidade e para quem gosta de Lisboa este é um percurso fantástico, tenho de agradecer mais uma vez ao Jorge Branco que em primeiro lugar fez com que ficasse com vontade de treinar aqui e depois pelas dicas que deu 🙂

Num próximo treino quero levar também a máquina fotográfica comigo já que há imensas zonas que vale a pena guardar em imagem.

Bons Treinos.

7 thoughts on “O Treino do 28 (1ª Tentativa)

  1. Obrigado por seguires aqui as ideias deste “velho” com cada vez menos juízo!
    Também tenho mais ideias para o percurso do eléctrico 28 e até fazer outras linhas de eléctricos e quem sabe mesmo unir várias linhas em treino!
    Mas tenho de voltar a ter forma para isso (neste momento estou muito mas mesmo muito longe de estar em forma). E também tenho os problemas logísticos de quem vive a longe de Lisboa.
    Mas um dia volto!
    Um abraço.

  2. Um percurso interessante e que alia a corrida com o turismo na própria cidade. 😉 E de dificuldades várias. A mim custa-me correr nestes locais com mais trânsito, por isso optaria sempre por ir a um domingo e ainda mais cedo!
    Mais uns treinos destes e ficas aí com uma forma que ninguém te agarra! 🙂
    Beijinhos

  3. Grande e belo treino.
    Sabes que desde que li esse artigo do Jorge também fiquei com vontade de experimentar um treino no percurso do 28, mas depois passou-me. Um dia destes.
    Como diz a Rute, qualquer dia ninguém te agarra, esse percurso não é nada fácil.
    Beijinhos e continuação de bons treinos.

  4. Experimentem que vale a pena 🙂

    No Sabádo havia realmente algum trânsito mas regra geral consegue-se ir pelos passeios em quase todo o percurso. Claro que os proprios passeios também acabam por ter algum trânsito de pessoas.

    Quero ver se começo já este sábado a fazer algumas variações ao percurso, sempre dá para conhecer zonas novas e de preferência com mais subidas 🙂

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